A p e n a s + 1

a vez dos casacos à vez

Publicado em Aproximações, PostoMaton's by Zé em Abril 11th, 2008

Há pouco o Francisco foi a um concerto. Não ‘dos dele’ mas um dos ‘da avó’, desses que também gosta. Nos preparos, apesar dos ténis, incondicionais, notei-lhe esmero na camisa preta. Raramente lhe tinha visto tal zelo e por isso chamei-o ao quarto dos roupeiros e ofereci-lhe um dos meus blasers. Agitou-se nesse “que nem pensar” mas depois olhou-o melhor, era preto também, passou-lhe a mão, de veludo, e decidiu-se a experimentá-lo. Assentou-lhe melhor que a mim - engrossou-lhe o tronco, espaldeirou-lhe os ombros e ainda o fez mais alto. Encostei-me ao fundo e fiquei a vê-lo percorrer-se no espelho. (É curiosa essa idade em que subitamente nos podemos sentir surpresos com a nossa própria imagem). Quando se virou percebi imediatamente que tinha acabado de perder o meu casaco favorito. Depois a campainha tocou, eu disfarcei o enternecimento da despedida, ele saiu e a porta fechou-se atrás de si.

Claro que fujo desse lugar comum de querer ver nele a minha projecção, melhorada, mas seria hipócrita negar que o casaco lhe assenta melhor que a mim.

14 Responses to 'a vez dos casacos à vez'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to 'a vez dos casacos à vez'.

  1. ronaldo7 said, on Abril 11th, 2008 at

    Tens aqui um optimo blogue. Parabéns. Intimismista … mas gostei mesmo muito.

  2. said, on Abril 11th, 2008 at

    obrigado ronaldo. a fazer fé neste post ‘encasacado’ diria que é um intimismo de alfaiate … cheio de costuras.

  3. susana said, on Abril 11th, 2008 at

    intimista de alfaiate é giro. bem preso pelas costuras, mas sem mariquices de pespontos e debruados.
    eu também já fui modista. ou achava que sim.

  4. susana said, on Abril 11th, 2008 at

    ó pá, e com esta conversa de costureirinha até me esqueci de te dizer como gosto quando escreves sobre os teus filhos.

  5. said, on Abril 11th, 2008 at

    ah bom. estava a ver que desta vez não dizias nada? :)

    (agora vou ali ao bill que andam comentários a apitar por todo o lado, e já volto.)

  6. bill said, on Abril 11th, 2008 at

    Tou-ta ver nesse casaco… não te ficava lá grande coisa… no Francisco sim… a matar.
    Foi à Gulbenkian o puto, eih!

  7. said, on Abril 11th, 2008 at

    Bill, já estou suficientemente agaixadinho com a comparação, por artes próprias, não preciso de mais ajuda.
    tu és o que eu chamo de padrinho da onça

  8. said, on Abril 11th, 2008 at

    BILL ESTE POST É O DOS CASACOS

  9. bill said, on Abril 11th, 2008 at

    deixa lá isso pá… também me lembro de vestir fatos do meu pai e a minha mãe dizer… “fica-te melhor a ti que ao teu pai

  10. said, on Abril 11th, 2008 at

    mas eu é mais por causa da marreca

  11. clara said, on Abril 12th, 2008 at

    Sim, não caias nessa tentação outra vez.

  12. Mlee said, on Abril 12th, 2008 at

    Ui … ternura e orgulho de Pai que não se desfaz e mantém a compostura, mais pelo filho do que por ele próprio … delicioso e sim, o casaco já era … :)

  13. said, on Abril 13th, 2008 at

    obrigado Mlee. sim é verdade, sou um pai ‘encasacado’.

    o curioso Clara, é que sei que voltará a apetecer-me … coisas de o ver crescer, digo.

  14. Joao / Joni said, on Abril 19th, 2008 at

    Na verdade tu não és um “gajo” de casaco… nunca o foste… poucas vezes de ti apinocado com um blaiser…
    Tens ai então um belo herdeiro …
    O Francisco pode chamar isso o verdadeiro pronto a vestir… e bem barato

Leave a Reply