2 !

 

(…)  apenas de caneta na mão, que sotavento e barlavento isso é para quem quer chegar. Aqui arriba-se e orça-se, que não é a rota que nos fixa, é o vento que volteia e nós que com ele rondamos.

Não há mais na navegação: ou se veleja ao compasso, ou ao vento. É a prosa cuidada, ou desvario apenas. Na rota ‘cuidada’ leva-se direcção, é desengano, é fazer do marear travessia e do mar a estrada, que não é de ali estar que se quer, mas sim o chegar mais que o ir. Pode-se lançar prosa desse mar que se cruza pela rota, mas não é assim que saberemos escrever o mar.

Ao desvario do vento, somos nós que nos levamos, que não interessa para onde, que é o ir que é encanto e chegar apenas o curto fim. Cacem-se as velas de través e gire-se o leme nos nervos do vento, trimem-se cabos e lance-se o rumo para distante, gingue-se a proa por todos os horizontes que o mar nos quiser dar, que no fim logo se emenda. Mas falha-me a frase de novo, que nessa bolina só há tempo para estar, e sonhar, e essas não são coisas que se contam.

(…) mas torna o vento e já vai tensa a embarcação, e rasga a quilha o texto na página branca que é assim que se desliza, sem timoneiro, sem vontade cônscia, apenas o mar que se escreve sozinho. E saem a borbulhar da popa voraz, as letras todas que a esteira vai largando. É assim navegar ao vento, deixar que o mar se escreva. E lá ficou o farol de estibordo, lá se dobrou o pontão de entrada, e já mais longe onde já não alcanço o texto é o mar que me leva agora outra vez. É o movimento que conta, a água que passa, é este ir assim que nada mais é preciso para chegar ao fim do texto, ao fim de nós. Mas não é mar, é apenas texto que o conta. Que o mar, esse não se deixa falar, que escrevê-lo seria encontrar o fundo de nós, e também a esse, felizmente, é o mar que não o deixará antever.

[Agosto de 2005]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: