sapos e girinos

A um ainda lhe passo facilmente o braço pelo ombro e dele recebo espontaneamente um abraço pela cintura. São reciprocidades que lhe trazem conforto e a mim me são familiares desde que sou pai. É o universo táctil, um mundo simples onde eu ainda sou chamado para emoldurar as suas realidades. Estou ali e basto-me como seu aconchego.

Ao outro já não. Cresceu, subitamente ficou mais alto que eu e em gestos calados reclama um outro território já fora da minha sombra. Olho-o nos olhos, perscrutando-o, tentando sentir quem ele é agora, por vezes já nem encontrando as esquinas comuns de conversa. Aperto-o e ele, enquanto sorri embaraçado, olha para fora de nós e quase suspira sem conseguir explicar-me que a porta se abriu, que algures descobriu que já não são apenas os meus olhos que lhe mostram o mundo nem as minhas palavras que lhe dão razão. Aqui irei sobrar!

Os meus mimos e ralhetes nasceram com eles e com eles cresceram mas agora, subitamente, já não bastam. Incauto, não me treinei para trocar confidências e despertar companheirismos. Pensei que nos bastariam os laços da nossa condição familiar e que a nossa amizade era terreno de cultivo quase sempre mondado por mim sobre o qual eles se sentiriam aconchegados e felizes. E agora, pela primeira vez, sinto diante dele que tenho de aprender a escutá-lo como homem, onde ele e só ele – nunca pensei que viesse a sentir-me tão inseguro da minha condição de pai – irá encontrar o seu (e o meu) lugar.

Ele cresceu, já não o enlaço pelos ombros e atrapalho-me. Fui eu quem se tornou criança, desajeitado na minha nova condição de pai, procurando agora um lugar que ainda desconheço. Sei que tenho de me preparar para competir (também) como homem no seu novo mundo dos afectos, onde já não irei ser o centro e onde mais que impor terei de partilhar expectativas. Sinto-me frágil e confuso mas agrada-me admitir que um dia venha a compreender que foi hoje que descobri um novo amigo.

2 responses to “sapos e girinos

Deixe uma Resposta

