mais uma vez, uma vez mais

Admiro as pessoas capazes de zombarem com as rotinas e que à morna dormência do dia-a-dia preferem o desconhecido. Admiro aqueles que não disfarçam o incómodo, que não ziguezagueiam em escusas, que conservam a lucidez suficiente e corajosa para saberem quando devem começar de novo e lançar-se por novos destinos. Admiro quem é capaz de enfrentar o estranho com a mesma segurança com que eu me movo no que me é familiar e quando o faz se lança com mais ímpeto ainda do que eu me atrevi na primeira vez. Admiro as pessoas que depois das cabriolices que a vida nos reserva são capazes de aparentar a mesma pujança e a mesma expectativa de sempre. Porque usar assim a ilusão para afrontar a vida não é uma ingenuidade, é cultivar a resistência, é saber procurar o nosso lugar mesmo que no meio da adversidade. Admiro esses que têm neles o fôlego para sempre mais uma braçada e que olham para as encruzilhadas como mais uma oportunidade. Mas sobretudo admiro aqueles que sendo assim, temerários, inquietos, insatisfeitos, ousam recomeçar tudo de novo, uma e outra vez, tantas quantas forem precisas [e já foram tantas (!)] com o mesmo olhar entusiasmado de sempre e o sorriso mais contagiante do mundo.

Admiro-os porque são eles, sendo-me próximos, que me fazem acreditar que em cada um de nós há sempre as réstias para ser homem de novo, para ser um homem novo, erguendo-se acima do destino.

(readaptado de um escrito de 2006)

18 responses to “mais uma vez, uma vez mais

Deixe uma Resposta

