Tv’s e heróis que pouco importam

Ontem, já dentro da noite, nas quase insónias do fim das férias, dou por mim especado em frente ao ecrã a atrasar o sono com um filme daqueles que já pouco surpreende na forma como nos vai destapando o arquétipo do seu bom herói, mas que ainda assim, épico, exaltante, acaba por ser simpático de seguir. (Claro que não sei o título. Não sei quase nada de filmes já que, ainda que os vá vendo, deles pouco mais conservo do que a fraca memória do argumento. Ignoro os títulos, os personagens, os seus actores, mais tarde até o enredo e todo esse analfabetismo faz de mim um ser desligado das conversas cinéfilas, as quais, aliás, confesso, me desinteressam absolutamente).

Era portanto assim que o seguia ontem, consumindo uma epopeia no deserto, cheia de belíssimos episódios de guerra e que ia desvendando um personagem que num determinado momento de fraqueza tinha tomado uma opção cobarde. O argumento desenrolava-se então, a partir daí, nessa receita de ir arrolando um sem-número de actos virtuosos, à custa dos quais, o nosso herói, à laia de remição, ia tentando apaziguar essa memória que o perseguia.

Poucos pormenores retenho do filme, já se sabe, mas lembro-me que dei por mim a cogitar que quase sempre, quase todos nós, funcionamos ao contrário desse herói da tv: pois que nos basta um acto de coragem uma vez na vida para passarmos todo o resto dela insistindo em pequenos gestos de cobardice, como se, desleixados, desde então sobre nós já nos achássemos bastante.

Mas convenhamos, acrescento ainda – e para acabar esta crítica cinéfila – , que ser herói é também isso, não o ser, não o querer parecer.

Anúncios

2 responses to “Tv’s e heróis que pouco importam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: