nu em cru

20091 

 

[ Não tenho nenhum pudor em afirmar que gosto de olhar para este esboço, mesmo que tenha sido desenhado por mim e que por isso deva moderar estes laivos públicos de vaidade. Desde que há pouco o rabisquei que tenho vindo recorrentemente aqui para lhe deitar mais uma olhada. Mas não o olho com o orgulho de o saber nascido de mim. Olho-o porque de cada vez que o faço mais se me entranha a noção de que há naquele corpo, tão longe de estar cuidado e terminado, uma identidade própria que se manifesta. É para isso que olho nele, não para ele enquanto todo mas para os seus detalhes, para as curvas já cansadas das ancas, para a forma como a barriga das pernas sobra de lado, para a linha retorcida, tímida, das duas pernas quando se juntam. É para isso que olho nele, para a sua imperfeição e é isso que nele me prende.

Quando num desenho nos deparamos com sintomas do real e damos por nós a seguir as suas linhas cruas e francas que deixam a nu todas as falhas de um contorno que tão fácil seria esconder, prendemo-nos a ele com uma intensidade muito mais forte do que porventura nos atrairia na geometria asséptica do belo. Não há nada de invulgar num corpo belo que se desenhe. Não há nada que possamos admirar no que de antemão já é susceptível de ser belo. Sobretudo, não há no irrepreensível do belo uma identidade que possamos reconhecer e pela qual nos possamos fascinar. São as imperfeições que formam a individualidade e é a forma como estas nos fazem reconhecer o real que verdadeiramente estimulam a nossa admiração.]

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