da escuta

Nós, portugueses, não sabemos escutar. Em geral, quando argumentam, debatem ou apõem ideias, as pessoas não se olham nos olhos e por isso não escutam atitudes, não atentam às pausas e por isso não se apercebem dos ênfases e de caminho ignoram tudo aquilo para que não estiverem preparadas para escutar. Isto quer dizer que do que os outros dizem extraem apenas a parte do seu discurso, que por isso são incapazes de enriquecer e alargar o seu objecto de conversa, porque não estão susceptíveis a acrescentar o que quer que seja aos aspectos que trazem de si para ela. Depois debruçam-se sobre esses, interpõem razões num processo de argumentação que apenas pretende fazer retorno das suas razões, que apenas projectam nos outros para se fazerem sentir mais confiantes das suas opiniões prévias.

Em Portugal o processo de comunicação não serve para ampliar hipóteses e para melhorar ideias, é apenas uma guerrilha de palavras em que cada um tenta levar de vencida aquilo que sobre o assunto acha, deixando de fora o que de novo o outro possa acrescentar. O que deveria ser o mais promissor exercício de construção, ao qual dedicamos a maior parte do nosso tempo, afinal, nada mais é que um estéril momento de validação do que já achamos, ou seja, um espaço a dois que cada um habita sozinho. Porque nós portugueses não escutamos e pouco nos interessa o que os outros possam achar sobre coisas que nem pensámos ou às quais não damos importância. Isso quer dizer que passamos o dia a desperdiçar tempo e oportunidades, a desperdiçar aliados, enquanto robustecemos as nossas ideias até que estas se tornem impenetráveis – com isso julgando-as irrebatíveis – e a plantar clivagens que vamos atenuando com um sempre eterno: “mas sobre isso já nós tínhamos conversado”.

Nós portugueses não sabemos escutar. Quase sempre porque estamos demasiado ocupados a reclamar com alguém que não nos escuta.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: